segunda-feira, 19 de abril de 2010


As obras de Ricardo Crista desenvolvidas num período entre 2005/2009 resultam num trabalho de um jogo visual de cores e superfícies, visando produzir efeitos ópticos. O Autor revela uma preocupação fundamental que é conceber a sua obra numa reflexão sobre a cor.

As suas Composições Geométricas, caracterizadas pelo emprego de riscas verticais multicoloridas, realizam uma crítica, esta, consumista. Pretendem denunciar simultaneamente o Capitalismo, numa Arte Geométrica/Social, num Mundo Virtual.
As suas obras sugerem a ideia de movimento, por meio de efeitos ópticos obtidos de várias formas, jogando com associações cromáticas e formais.
De um modo notório, formam mudanças de ritmo, condensações ou relaxamento dos padrões de riscas, linhas onduladas, formas rectangulares, movimentos e contra-movimentos e êxtases virtuais e dinâmicas dos elementos pictóricos.
Evocam uma expressividade suspensa mas não relacional que, contudo, é sempre mantida sob controlo formal.
Revelam diferentes comportamentos e outras condições de cor. Modificam-se consoante a posição da luz ambiente e do espectador, projectando-se num espaço visual e criando uma situação evolutiva.

Sem comentários: